Governo ataca autonomia universitária, Pacto e organizações da educação reagem

· Newsletter,Ed 94

Educação

Educação Posicionamento publicado pelo Pacto pela Democracia e assinado por Ação EducativaInstituto Pólis, ANPG, Mapa EducaçãoCENPEC e UNE pede que o Congresso devolva a medida provisória 979, que concede ao Ministro da Educação a prerrogativa de indicar os reitores e diretores das Universidades Federais sem consulta prévia à comunidade acadêmica.

Conteúdos #pelademocracia

Antirracismo A pauta antirracista teve grande destaque em todo o mundo nas últimas semanas. Para contribuir com o debate, o Instituto Marielle Franco e o Movimento Mulheres Negras Decidem lançaram a pesquisa "Mulheres Negras Decidem - Para Onde Vamos", que entrevistou 245 ativistas negras de todos os estados do país para ouvir suas estratégias e soluções para a crise que o Brasil atravessa. 

Antifascismo Otermo "antifascismo" também esteve presente em diversas manifestações nas ruas e nas redes recentemente. Reportagem analisa as raízes históricas desse movimento e ouve especialistas para entender o papel da luta antifascista no século 21.

Cassação Artigo de Maria Mello, integrante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, Michael Mohallem, professor da FGV Direito Rio e Luciano Caparroz, diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, analisa o processo no Tribunal Superior Eleitoral que pede a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão.

Frente ampla Em entrevista, o professor de filosofia da Unicamp e presidente do Cebrap, Marcos Nobre, aborda os riscos que a permanência de Jair Bolsonaro na presidência oferece à democracia e a importância da construção de uma frente ampla para enfrentar o autoritarismo. 

Impeachment Reportagem compilou todos os pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, apresentando quem propôs a peça, as alegações e o número de dias que o pedido segue em espera.

Liberdade acadêmica Artigo da doutora em filosofia e teoria geral do direito Adriane Sanctis e do professor de direito da USP Conrado Hübner Mendes destaca a intolerância e os ataques contra a liberdade acadêmica no Brasil.

Transparência Parceria formada por veículos de comunicação promete dar transparência a dados sobre a pandemia de Covid-19 no país. A iniciativa é uma resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso aos dados.

Setor privado Carta aberta assinada por empresários e executivos condena polarizações destruidoras, ataques à democracia, à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito. O documento é uma iniciativa do Instituto Ethos, Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Plataforma Liderança com Valores, Sistema B e GIFE.

Novidades da rede do Pacto

Oportunidade Instituto Auschwitz para a Prevenção do Genocídio e Atrocidades Massivas (AIPG) busca assistente para atuar em seu Programa de Políticas Educacionais, na cidade de São Paulo (SP). Inscrições até o dia 19 de junho.

Edital Encerram-se no 13 de junho as inscrições para o Edital Equidade Racial na Educação Básica, que financiará pesquisas e reconhecerá artigos científicos que apontem soluções para a redução das desigualdades étnico-raciais nas escolas.

Live No dia 13, o Direitos Já realiza uma conversa virtual com o deputado federal e líder do PSB na Câmara Alessandro Molon, a ministra do STF Cármen Lúcia, o comunicador Luciano Huck, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o general da reserva Santos Cruz. 

Financiamento coletivo Junto de pré-vestibulares comunitários de diferentes periferias do Brasil, campanha busca arrecadar 100 mil reais para garantir planos de internet para 2.256 estudantes periféricos que precisam do acesso para estudar para o Enem.

Plataforma Desenvolvida pelo Observatório do Clima e lançada nesta semana, o "Fakebook.eco" é a primeira plataforma de combate à desinformação ambiental do Brasil.

Relatório Lançado pela campanha "Renda Básica que Queremos", relatório aponta os 20 principais problemas na implementação da Renda Básica Emergencial no país.