Este domingo é a chance de conhecer pessoalmente o Observatório das Eleições

· Newsletter,Ed 06

Novidades do Pacto

Neste domingo, 19 de agosto, a partir das 14h na Casa do Baixo Augusta em São Paulo, teremos um espaço para apresentar as iniciativas do Observatório das Eleições.

O FestiVote é a nossa grande aposta para ampliar tudo de bacana que temos acompanhado. Divulgue para os amigos! E mais detalhes da programação nas nossas redes sociais nos próximos dias.
Apesar do sentimento generalizado de pessimismo com relação às eleições, a democracia segue muito viva e vibrante entre nós, e há diversos esforços da sociedade pelo revigoramento do processo eleitoral e da nossa vida pública em geral. O evento é gratuito e requer apenas uma inscrição online.
 

INSCREVA-SE

Eu Banco a Democracia Lançamos nesta semana uma campanha de incentivo ao financiamento coletivo de candidaturas. Temos alguns materiais nas nossas redes sociais pra dizer o básico: ajude com recursos (seu conhecimento, dinheiro e/ou seu tempo de trabalho a viabilizar novos projetos na política). Compartilhe e entre na campanha! Temos também um manifesto curto com alguns movimentos e pré-candidatos signatários e se você quiser assinar junto, só responder este e-mail indicando.

Presidenciáveis com o Pacto Marina Silva foi a primeira candidata à Presidência que se comprometeu a realizar a reforma política, ao assinar o manifesto do Pacto pela Democracia! Em breve, (esperamos) mais candidatos assinando. O José Marcelo Zacchi contou um pouco mais sobre o processo à rádio CBN.

Novidades dos membros do Pacto

Educação já! O Todos pela Educação está propondo aos candidatos medidas urgentes para educação. E em uma série de diálogos, já conversou com Ciro Gomes, Marina Silva, Geraldo Alckmin e mais candidatos virão nos próximos dias. Os vídeos das conversas estão disponíveis no facebook ou no youtube.

Plin plin A Casa Fluminense participou do programa Como Será?, da TV Globo. Junto com outras iniciativas bacanas, apresenta o Painel do Legislativo, uma ferramenta para monitoramento de políticas no estado do Rio de Janeiro.
Plin plin 2 O Instituto Update está na produção de uma série na Globonews que estreia 1º de setembro. O #PolíticaModoDeFazer trata de inovação política na periferia. Confira o trailer.
Quatro vídeos para descansar OAgora! publicou três vídeos de conversas em praças de São Paulo. Os papos são de propostas dos membros e das pessoas que passaram por lá. Sobre educação, saúde e segurança. E bônus: junto com o Acredito e o Fast Food da Política, mais um vídeo, este de um jogo do nosso sistema político.
+ Apps Na última news contamos que saiam muitas reportagens sobre aplicativos de política. O Poder do Voto fez o mapeamento mais completo das principais iniciativas digitais de engajamento político.
Candidaturas Coletivas O Conjunto 40 puxa uma roda de conversa sobre Candidaturas Coletivas nesta segunda-feira em São Paulo. Preparação para o Fórum Nacional de Candidaturas Coletivas que está previsto para setembro.
Democracia Jovem O Jogo da Política é uma das iniciativas de uma série de bate-papos no Sesc Paulista sobre fake news, mídia alternativa e jogos políticos.

Artigos Pela Democracia

Pela Democracia Para concretizar o debate de projeto para o país, é preciso renovar as próprias condições do debate. "Sem integridade, pluralismo, liberdade, tolerância e respeito aos direitos humanos, não há como conceber qualquer projeto de nação". Quatro membros do Pacto assinam belo ensaio no Nexo: José Marcelo Zacchi, Manoela Miklos, Mafoane Odara e Oscar Vilhena Vieira.

O sistema político deve premiar honestos e punir corruptos Manoel Galdino, membro do Pacto, esboça ao El País Brasil uma reforma política que desincentiva a corrupção.
Uma fala crítica ao Parlamento. O excelente blog Legis-Ativo lançou um podcast semanal. No primeiro, uma análise do funcionamento da licença para fazer campanha eleitoral e o debate em torno da compra de votos nas assembléias e no Congresso.
Foi lançado um homônimo! Este Observatório das Eleições é uma cooperação entre cientistas políticos e instituições de pesquisa como UNICAMP, IESP/UERJ e UnB. Bom repositório de dados e artigos acadêmicos.
O que signfica ser independente? O cientista político Fernando Limongi em artigo a partir da notícia da Convenção Nacional para Candidaturas Apartidárias, critica a proposta de candidaturas independentes com ceticismo afiado. E conclui que "celebridades de todo o tipo, incluindo os justiceiros, as estrelas de TV e os endinheirados, serão os grandes beneficiários".
A fragmentação dos partidos brasileiros é recente. Em 2007, uma decisão do TSE que pretendia coibir partidos pequenos e sem ideologia clara, deu uma brecha que acabou incentivando a criação de mais partidos. Boa reportagem na Folha de S.Paulo conta essa história.
E a conclusão é que a reforma política de 2017 deve frear um pouco esse processo.Em 1983, no início do processo de redemocratização, eram 5 legendas registradas, hoje são 35. Vídeo de menos de cinco minutos faz a genealogia dos partidos brasileiros.
Nesta sexta-feira já é o segundo debate dos candidatos à presidência. Se for assistir, recomendamos que acompanhe também a Agência Lupa e o Aos Fatos, que checam o que é dito em quase tempo real.