Está chegando a Virada Política

· Newsletter

Novidades dos membros do Pacto

A Virada Política de São Paulo é neste final de semana! O maior evento independente de inovação e incidência política do país vem para a sua 5ª edição com mais de 70 atividades apresentadas por mais de 100 organizações da sociedade civil. Segurança Pública, Mulheres na Política e Qualificação do Voto são alguns dos temas que serão abordados em formato de painel, TEDs e oficinas. No sábado a Virada acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo e no domingo no B_arco + Civi-co + Impact Hub (em Pinheiros). A programação completa está no evento do Facebook.

VOTO EM PRETO é um movimento pela maior representatividade da população no Executivo e Legislativo. A plataforma apresenta candidaturas com reconhecido vínculo com as demandas da população negra.

#DireitosValemMais A Coalizão Anti-austeridade e pela Revogação da Emenda Constitucional 95 já executou mais de mil rodas de conversa em todo o país para discutir como a crise afeta as nossas vidas. Agora, para estas eleições, convoque seu candidato a assinar compromissos para políticas sociais.

O Perfil Político A Open Knowledge Brasil lança o Perfil Político. A plataforma reúne diferentes dados pra você poder navegar nas candidaturas e checar como o seu estado está. São milhares de candidatos, dados e vários filtros para te ajudar a decidir quem merece o seu voto.

Artigos #pelademocracia

Por que a eleição para a Câmara é tão relevante este ano
Ana Carolina Evangelista, do Pacto, explicita: "o seu voto em especial para deputada ou deputado federal, nestas eleições, será decisivo para o fortalecimento ou a sobrevivência de determinados partidos. É mais determinante do que nunca, e saber qual partido você estará fortalecendo é tão importante quanto".

Ps. Você sabe quais são os candidatos a deputado federal mais citados espontaneamente em MG, SP e RJ?

Como as Democracias Morrem
O cientista político da Universidade de Harvard Steven Levitsky, também autor do celebrado livro "Como as Democracias Morrem", está com uma coluna na Folha de S. Paulo. Já escreveu quatro textos sobre o Brasil e recomendamos todos.

O STF decidirá hoje se 3,3 milhões de eleitores poderão votar
Os eleitores que não cadastraram a biometria podem influenciar as eleições se estiverem dentro ou fora. Além de um assunto urgente, é complexo.  A importância da biometria é justamente para combater fraudes. O sistema biométrico evita, por exemplo, a compra de voto, em que uma pessoa comparece à urna fazendo-se passar pelo eleito. Também vale retomar o que há de boato no cadastramento biométrico, para não se deixar enganar.

A favor do senso comum
Em artigo, Bruno Carazza, já citado nesta news algumas vezes, argumenta contra a visão dominante da ciência política brasileira: a de que nosso presidencialismo de coalizão funciona. Para ele, trata-se de uma visão extremamente otimista e que impede que avancemos na discussão de melhorias no funcionamento de nossa política. Junto com este podcast sobre financiamento, ajuda a avançar na discussão.

Voto nulo e branco
O Pacto sempre discute em como fazer campanha para desestimular o "não voto". O TSE também. Você sabe para onde vão e qual o efeito de cada?
Jovens e renovação
Enquanto as pesquisas reforçam o crescimento do interesse pela política na geração nascida a partir da década de 90, a distribuição de fundos é desigual até entre candidatos de movimentos de renovação.