Entenda por que ameaças à democracia crescem junto com a desigualdade

· Ed 63,Newsletter

Conteúdos #pelademocracia

Crise Os recentes protestos em diversos países do mundo são objeto de artigo que relaciona o aumento da desigualdade com ameaças a democracia no mundo.

Decretos O mestre em Ciência Política pela USP e Diretor da Pulso Público Vitor Oliveira analisa o uso de decretos pela Presidência da República e a relação do governo com o Congresso.

Democracia O canal "Elos da Democracia", da organização I.AM, conversou sobre a democracia no mundo com o cientista político Steven Levitsky, professor em Harvard e autor do livro "Como as Democracias Morrem."

Polarização política O professor na Johns Hopkins University Filipe Campante reflete sobre os efeitos nocivos da polarização política no funcionamento das instituições democráticas.

Desinformação e eleições Artigo dos co-diretores do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) Thiago Rondon e Ariel Kogan aborda os desafios no combate à desinformação durante as eleições de 2020.

Partidos políticos Em artigo, a Deputada Federal Tabata Amaral (PDT-SP) fala sobre a importância dos partidos para a renovação política.

Podcasts A coordenadora da área de Desigualdades e Identidades do InternetLab Natália Neris fala sobre a a contribuição do Movimento Negro para a elaboração da Constituição Cidadã de 1988 e podcast aborda a "Jornada Sangue Indígena", com atualizações da circulação de lideranças indígenas por 12 países da Europa.

Podcasts 2 Os desafios, a legitimidade e o custo da democracia são debatidos em podcast e professores participam de conversa sobre a representatividade na política brasileira.

Novidades da rede do Pacto

Democracia Dois eventos marcarão o lançamento do novo livro organizado pelo Prof. José Álvaro Moisés (FFLCH-USP), intitulado Crises da Democracia - o papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos. Em São Paulo - SP, o evento acontecerá no próximo dia 31 e no Rio de Janeiro - RJ no dia 4 de novembro.

Educação Nos dias 7 e 8 de dezembro acontece em São Paulo - SP a 3ª Conferência do Mapa Educação, com inscrições abertas para jovens de até 29 anos.

Advocacy Elaborado pelo Centro de Liderança Pública - CLP, guia prático de advocacy ajuda a entender o que é essa estratégia e como ela pode ser aplicada na participação social das cidades.

Ódio na internet Realizado pela Words Heal the World, organização focada no combate a diferentes tipos de extremismo no Reino Unido, Brasil e América Latina, o  Mapa do Ódio tem registrado e mapeado violência e discursos de ódio na rede.

Oportunidades #pelademocracia

Minha Sampa busca Programador(a). Inscrições até o dia 24 de outubro. O trabalho será realizado de maneira remota e o início previsto é para o mês novembro.

Instituto Sivis busca Consultor(a) de Projetos. Inscrições até o dia 30 de novembro, através do email driely@sivis.org.br. A vaga é para o escritório em Curitiba - PR.

Fundação Tide Setubal lança edital colaborativo para projetos das periferias urbanas do Brasil. Inscrições até o dia 15 de dezembro.