Entenda a crise política no Equador

· Ed 61,Newsletter

Conteúdos #pelademocracia

Autoritarismo ​Artigo do professor de Direito Constitucional da UFF (Universidade Federal Fluminense) aborda atitudes consideradas autoritárias nos governos dos Estados Unidos e do Brasil.

Corrupção no Brasil A nova edição do "Barômetro Global da Corrupção", maior pesquisa de opinião e experiência com a corrupção do mundo, está no ar. O estudo, realizado pela Transparência Internacional, pode ser acessado aqui.

Liberdade de imprensa Podcast aborda os crescentes enfrentamentos do Presidente da República com jornalistas e veículos de comunicação.

Censura Decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro ordenou a retomada de edital da Ancine (Agência Nacional do Cinema) censurado por contemplar séries e filmes de temática LGBT.

Crise no Equador Nos últimos dias, o Equador tem assistido a protestos com milhares de pessoas nas ruas, incluindo uma invasão da Assembleia Nacional, além da transferência da sede do governo e o estado de exceção decretado pelo presidente Lenín Moreno. Podcast ajuda a entender a crise no país e análise aborda o papel da população indígena em protestos e reivindicações.

Novidades da rede do Pacto

Fórum Nos dias 18 e 19, a Casa Fluminense realiza no Rio de Janeiro - RJ o Fórum Rio 2019, um espaço para fomentar a cooperação entre pessoas e organizações em busca da redução de desigualdades e do desenvolvimento sustentável da metrópole do Rio de Janeiro.

Mulheres na política O mandato da vereadora Janaína Lima (NOVO-SP) realiza hoje, às 14h, em São Paulo - SP, o evento "Mulheres na política: um panorama internacional".

Governo Aberto No dia 12, acontece em Niterói - RJ, o encerramento da 2ª Conferência de Transparência e Controle Social, que conta com o apoio do Instituto de Governo Aberto - IGA.

Laboratório A Bancada Ativista realiza no dia 16, em São Paulo - SP, o Laboratório Legislativo - Politicas de Educação, com análise, criação e avaliação de políticas públicas e novas leis para a educação e as escolas públicas no estado de São Paulo.

Debate No dia 21, acontece em São Paulo - SP o debate Cidades Livres: Cidades do Futuro, realizado pelo Movimento Livres. A ideia do encontro é falar sobre ideias de liberdade aplicados à gestão municipal.

Participação social A publicação de artigos do Open Master 2019, realizada pela Agenda Pública com o tema "Reimaginando a Participação Social", já pode ser acessada virtualmente.

Inclusão O Instituto Igarapé lançou "Sócios da Liberdade", uma campanha para contribuir com a expansão de vagas e renda para presas e egressas do sistema prisional. A iniciativa apresenta vídeos com relatos de contratantes e contratados e material informativo sobre o processo de contratação.

Oportunidades #pelademocracia

Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais busca Assistente de Projetos. Inscrições até o dia 11 de outubro. O profissional deve ter disponibilidade para início imediato e o escritório fica em São Paulo - SP.

Unicef busca Gerente de Projetos de Proteção à Criança. Inscrições até o dia13 de outubro. É desejável mínimo de 5 anos de experiência profissional em nível nacional ou internacional em programas de coordenação, preferencialmente na área de proteção, além de fluência em inglês. O profissional atuará em São Paulo - SP.

Oficina Municipal e Fundação Konrad Adenauer oferecem o curso gratuito "Fake News e a Nova Esfera Pública Virtual". Inscrições até o dia 14 de outubro. O curso será realizado em São Paulo - SP.

Revista AzMina seleciona três propostas de pauta investigativa sobre violência contra a mulher para publicação no site. Inscrições até o dia 11 de outubro. As propostas selecionadas receberão uma bolsa no valor de R$ 6 mil.