Em Frente pela Democracia na Faculdade de Direito da USP

· Newsletter,Ed 20

Novidades do Pacto

As eleições terminaram, mas o trabalho pela democracia continua. 

Por isso, o Pacto pela Democracia promove uma reunião aberta para encerrar o ano. Será um momento de partilha das ações planejadas para defesa e revigoramento da democracia ao longo de 2019.

Para além das nossas diferenças, precisamos trabalhar juntos para garantir os fundamentos da democracia, a preservação da institucionalidade e pelo fortalecimento de uma cultura política de tolerância, diálogo, valorização da diversidade e participação na vida pública.
Você está convidado mas as vagas são limitadas!
Vamos Em Frente pela Democracia? 

Novidades dos membros do Pacto

A Conectas convida todos e todas a inscreverem seus projetos pessoais ou de suas organizações, empresas, grupos, coletivos e movimentos na 4ª Feira de Ideias, que acontece no dia 16/12.

A Rede Nossa São Paulo lançou uma nova versão do Mapa da Desigualdade. A organização também promove edição do "Viver em São Paulo" com foco na qualidade de vida das Pessoas com Deficiência na cidade de São Paulo. O debate será na próxima terça-feira (4), às 10h30, no Sesc 24 de Maio.
Nesta sexta-feira (30), o ITS Rio promove debate importante sobre as perspectivas europeias para regulação de fake news. O evento é no Rio de Janeiro e não terá transmissão, então anota aí os detalhes: Nex Coworking, às 19h30, com tradução simultânea e comidinhas.
A Open Knowledge Brasil e o Tribunal de Contas da União (TCU) se comprometeram a desenvolver um plano de trabalho com o objetivo de fortalecer o controle social da gestão pública. É um marco no controle social digital em prol da transparência pública e o acordo tem duração de 5 anos.
Estão abertas as inscrições do 7º Processo de Seleção da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)! Te permite fazer parte de uma rede de lideranças comprometidas com a transformação do Brasil e ter acesso a conteúdos exclusivos de formação.

Artigos Pela Democracia

Antonia Pellegrino e Manoela Miklos escrevem sobre a origem do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A história das irmãs Mirabal ainda repercute e entusiasma a defesa dos direitos e da vida das mulheres

Durante as eleições condenamos mais de uma vez as violências que ocorreram no contexto político-eleitoral. Há canais de denúncia permanentemente abertos. Saiba quais são as iniciativas para a denúncia de casos de intolerância.

A maioria dos futuros ministros foram anunciados ao longo de novembro. Reportagem da BBC Brasil resume quem são eles (e alguns altos funcionários) na futura equipe do Governo Bolsonaro.

Quase não foi noticiado, mas ocorreu neste mês o 1º Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (FIINSA). O encontro reuniucentenas de empreendedores, investidores, empresas, organizações da sociedade civil, institutos e fundações envolvidos com o campo dos negócios de impacto socioambiental.
 

O presidente Michel Temer sancionou nesta semana o aumento para o Supremo Tribunal Federal no mesmo dia em que o ministro Luiz Fux revogou o auxílio-moradia a membros da magistratura e do Ministério Público. Coletânea de depoimentos dos próprios membros da magistratura mostra como a distorção não era auxílio e não era para moradia.