Eleições 2020: confira os conteúdos da nossa nova seção

· Newsletter,Ed 108

Destaque

Dia Internacional da Democracia No último dia 15 foi comemorado o Dia Internacional da Democracia. O Pacto preparou uma sequência de publicações abordando qual é a democracia que queremos celebrar.  Confira e divulgue!

Conteúdos #pelademocracia

Democracia Vive! No domingo (13/09), aconteceu a live "Democracia Vive!", com uma programação especial de apresentações musicais, diálogos e grandes encontros. A realização foi da campanha Brasil pela Democracia, que reúne dezenas de organizações da sociedade civil e entidades nacionais, e que conta com a articulação do Pacto pela Democracia. Assista na íntegra.

Sociedade civil Reportagem do El País destaca o trabalho de diversas organizações da sociedade civil, muitas delas integrantes da rede do Pacto, na contenção dos ataques democráticos realizados pelo governo de Jair Bolsonaro.

Frente democrática Em artigo, oprofessor da Unicamp e presidente do Cebrap Marcos Nobre analisa as dificuldades do campo democrático brasileiro em construir uma unidade contra o bolsonarismo.

Populismo A doutora em economia pela FEA-USP Cristina Pinotti aborda como o enfraquecimento da confiança entre as pessoas e o desgaste dos laços sociais contribui para o surgimento de lideranças populistas, como o presidente Jair Bolsonaro.

Liberdade de imprensa Levantamento da Unesco indica tendência crescente de agressões a jornalistas durante protestos. Foram 21 agressões apenas no 1º trimestre de 2020 –mais da metade do total registrado no ano anterior.

Eleições 2020

Faltam 60 dias As eleições de 2020 estão chegando! Por isso, preparamos para você uma nova seção em nossa newsletter com conteúdos especiais sobre o pleito municipal.

Legado O Instituto Marielle Franco lançou a Agenda Marielle Franco, um conjunto de pautas e práticas antirracistas, feministas e populares elaboradas a partir do legado de Marielle para as eleições de 2020.

Cartilha A Força-Tarefa Eleições da Coalizão Direitos na Rede (CDR) inicia uma série de atividades para dialogar com atores políticos envolvidos nas eleições de 2020. Como parte dessas ações, lança o documento Eleições, Internet e Direitos: Contribuições da Coalizão Direitos na Rede ao processo eleitoral de 2020.

Periferias Com contribuições do coordenador do programa de Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal, Marcio Black, reportagem debate os desafios das candidaturas da cidade de São Paulo para se conectarem com as demandas das periferias.

Mulheres na política Diversos coletivos feministas, lançaram o manifesto #FundoParaElas, para incentivar as candidaturas femininas nas eleições municipais de 2020 e debater uma distribuição justa de recursos para as candidatas mulheres.

Podcasts Para quem gosta de se informar ouvindo podcasts, o Instituto Update preparou uma playlist com vários deles que abordam as eleições de 2020.

Pandemia Conheça as regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral para eleitores e funcionários que vão participar das eleições em novembro, que ocorrerá em meio a uma pandemia de COVID-19.

Voto impresso O Supremo Tribunal Federal confirmou uma liminar e declarou inconstitucional a volta do voto impresso no Brasil.

Novidades da rede do Pacto

Ato O Direitos Já! - Fórum pela Democracia realizou ontem (15/09), Dia Internacional da Democracia, um ato virtual que debateu a importância de uma sociedade democrática. Participaram governadores, presidentes nacionais de partidos, organizações da sociedade civil, além de personalidades brasileiras, ativistas e intelectuais internacionais.

#AmazoniaEmChamas Coalizão formada por 230 organizações e empresas enviou ao governo federal seis propostas para conter a destruição na Amazônia; medidas incluem aumento da fiscalização e adoção de critérios socioambientais para financiamento.

Ações afirmativas Campanha liderada por diversas organizações do movimento negro, como Uneafro, Geledés e Movimento Negro Unificado, entre outras, está pressionando os vereadores da cidade de São Paulo em defesa das cotas raciais no serviço público do município e contra o projeto de lei que busca acabar com essas ações afirmativas.

Juventude periférica A rede de ativismo NOSSAS está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro para o Edital Periferia Que Faz, que vai apoiar até 22 grupos de jovens mobilizados nas periferias das cinco regiões do Brasil. Os valores vão de R$10 mil a R$20 mil para que grupos ou pessoas de 18 a 30 anos comecem ou continuem tocando projetos importantes para a comunidade - com prioridade para as propostas lideradas por mulheres negras ou indígenas.

Oportunidade A Open Knowledge Brasil busca uma pessoa para desempenhar atividades de desenvolvimento e de coordenação de seu programa de Advocacy e Pesquisa. Inscrições até o dia 23.