Educação e o legislativo em foco

· Newsletter,Ed 22

Novidades dos membros do Pacto

O documentário "O Amanhã é Hoje" foi produzido pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Instituto Socioambiental (ISA), Artigo 19, Greenpeace e os membros do Pacto Conectas, Engajamundo e Instituto Alana. Lançado na COP, trata dos impactos das mudanças climáticas no dia a dia.

Com o maior índice de renovação no Congresso Nacional desde 1990, o Centro de Liderança Pública (CLP) e o RenovaBR lançaram um guia para auxiliar os novos parlamentares estaduais e federais a iniciarem o mandato de forma transparente e focados em resolver os problemas do Brasil.
O Vote Nelas realizará uma exposição das fotografias do Congresso Nacional produzidas ao longo da campanha, a exibição da webserie Mulheres na Política e um bate-papo com as produtoras Bárbara Barcia, Claudia Alves e Fernanda Prestes. Na próxima segunda-feira (17) em São Paulo.
O grupo Mulheres do Brasil promoverá evento com panorama sobre a a trajetória da educação no Brasil, para provocar o debate com um olhar para o futuro. Na próxima sexta-feira, no Rio de Janeiro.
O CENPEC lança o livro 'Itinerário para as juventudes e a Educação integral em Minas Gerais – Parte 2: Gestão democrática, currículo e mudança educacional'. Você encontra informações em e-book e vídeo.
A Frente Favela Brasil convoca todos para ato em Brasilia no próximo dia 19 contra a extinção da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
A Fundação Gol de Letra, que comemora 20 anos, convida para mais uma edição do Sarau da Fundação Gol de Letra! Nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro.

A Casa Fluminense, em parceria com o Fórum Grita Baixada e o Profec, lançam a primeira edição do Boletim da Agenda Rio dedicado ao tema Segurança Pública e seus desafios no Estado do Rio de Janeiro, em especial na Baixada Fluminense.

Artigos #pelademocracia

O que o AI-5 significou para a democracia e para a ditadura? Esse é o tema do artigo publicado no Nexo ontem, 13, data que marcou um dos períodos mais autoritários da ditadura militar brasileira.

Imigrantes buscam participação política. Pela Constituição, apenas brasileiros natos ou naturalizados têm direito a voto. Uma alternativa são conselhos com participação da sociedade civil.
Ricardo Henriques, da rede do Pacto, participou do TEDxRio e falou sobre políticas públicas na área da Educação na sociedade do conhecimento.
 

Ana Marina de Castro e Fábio Barbosa, do Centro de Liderança Pública (CLP), escrevem artigo sobre o Voto Distrital Misto, tema da campanha Voto Perto, Voto Certo. Essa é uma das propostas de reforma política apresentadas por organizações que compõe a rede do Pacto.

Notícias falsas contra Bolsonaro usam links que pedem senhas de Facebook. Ou seja: determinados sites pedem dados pessoais e desinformam. Alerta da coluna de Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa.
 

Artigo em inglês, no New York Times, discute o perigo que bots causam à democracia, ao inflarem artificialmente opiniões nas redes. O debate democrático não se faz contra centenas de robôs programados de um lado só.
 

A Rádio USP conta sobre o livro Poder Legislativo Municipal – Entender a política começa por aqui, dos autores Humberto Dantas e Bruno Souza da Silva.

Foto: Seba Torres