Direitos dos indígenas, controle do governo e novidades da semana

· Newsletter,Ed 37

Editorial do Pacto

Democracia forte tem uma sociedade civil organizada livre e autônoma. Este pilar da democracia está em risco com um artigo da MP 870, que permite que o Executivo Federal interfira e controle as atividades realizadas pelas mais de 800 mil ONGs brasileiras. Este artigo conta o porquê dessa medida ser inconstitucional, ineficaz e atentar contra a democracia.

Dezenas de organizações da rede do Pacto se juntaram para impedir que essa medida avance. Participamos ontem de uma Audiência Pública em Brasília para falar sobre o tema e lançamos a campanha Sociedade Livre, para pressionar os parlamentares a revogarem esse artigo na Comissão Mista que acontecerá no próximo dia 8.
 

Clique no botão abaixo e participe dessa campanha!

Conteúdos pela Democracia

E não foi só a autonomia das ONGs que foi afetada negativamente pela MP 870. A Funai - Fundação Nacional do Índio - sofreu também uma série de alterações com esta medida. A Mobilização Nacional Indígena conseguiu, contudo, um compromisso dos presidentes da Câmara e do Senado para reverter essa determinação.

O decreto presidencial que extingue colegiados de participação alegando redução de custos pode, na visão da Transparência Brasil, comprometer o controle social.
A cientista política e fundadora do Instituto Igarapé Ilona Szabó alerta para os riscos de um debate político que visa o silenciamento e o aniquilamento de quem pensa diferente, lógica reforçada pela polarização e ódio nas redes sociais.
Falando em redes, este artigo do diretor do InternetLab Francisco Brito Cruz analisa a privacidade e a liberdade de expressão após 5 anos de sanção do Marco Civil da Internet.
A rotina e a luta por representatividade de seis mulheres negras durante as eleições de 2018 é tema do documentário "Sementes: Mulheres negras na política".
Em comemoração aos 25 anos do Instituto Socioambiental - ISA, foi lançado o filme #PovosDaFloresta, que aborda a rotina e os desafios dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Novidades da Rede do Pacto

Ainda sobre o tema, as sócias da Szazi, Bechara, Storto, Rosa e Figueirêdo Lopes Advogados participaram da elaboração do livro “Fortalecimento dos Povos e das Organizações Indígenas” disponível em versão digital e gratuita, que trata do ambiente jurídico dos povos e organizações indígenas.

A Uneafro, em articulação com outras organizações do movimento negro, promove no próximo sábado (27) uma análise sobre as eventuais mudanças na Previdência e sobre o "pacote Anti-crime" do Ministério da Justiça.
O Instituto de Governo Aberto - IGA, em parceria com a Artigo 19 e o Instituto Centro de Vida - ICV elaborou um guia para ajudar gestores públicos na implementação e aperfeiçoamento dos sistemas eletrônicos do Serviço de Informação ao Cidadão.
Realizado no início deste mês, o Encontro Nacional da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político publicou um vídeo resumo sobre o evento.

Agenda de eventos

Acontece hoje, 25, às 19h, em SP, um debate sobre governos populistas com a presença de Yascha Mounk, cientista político e autor do recém-lançado "O Povo Contra a Democracia".

Na próxima quinta-feira, 02, acontece a 4ª edição do Redação Aberta. Evento gratuito, com o tema liberdade de imprensa na era digital. Com Jane Kirtley, da Universidade de Minnesota e os jornalistas Vagner Alencar, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e Nina Weingrill, da Énois.

Dos dias 24 a 26 de abril acontecerá o Encontro Nacional em Defesa dos Povos Indígenas - o Acampamento Terra Livre - em Brasília.
 

FOTO: MARCELO TAVARES