Diário de Ataques: secretarias de governo ameaçam deputado e atacam humorista

· Newsletter,Ed 107

Destaque

Democracia Vive No próximo dia 13, às 15h, acontece a live "Democracia Vive!", com uma programação especial de apresentações musicais, diálogos e grandes encontros. A realização é da campanha Brasil pela Democracia, que reúne dezenas de organizações da sociedade civil e entidades nacionais, e que conta com a articulação do Pacto pela Democracia.

Conteúdos #pelademocracia

Diário de Ataques As redes oficiais da Secom - Secretaria Especial de Comunicação Social, órgão da Presidência da República, foram usadas para atacar o humorista Marcelo Adnet, que havia feito um vídeo satirizando uma campanha da secretaria, apresentada pelo secretário de Cultura Mário Frias. Ao receber uma crítica por causa do ataque, o secretário ameaçou o deputado estadual Flávio Serafini (PSOL-RJ).

Eleições Artigo da diretora-executiva do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), Cida Bento, analisa a decisão do TSE que obriga os partidos a destinarem recursos proporcionais à candidaturas negras nas eleições de 2022 e reforça a urgência de que as legendas implementem essa medida já nas eleições municipais de 2020.

Representação Reportagem apresenta os desafios de candidaturas indígenas, negras e das periferias para conseguir realizar suas campanhas de forma virtual durante a pandemia do novo coronavírus.

Igualdade e democracia Artigo da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz discute os caminhos para garantir igualdade de direitos e uma representação de qualidade na democracia brasileira.

Candidaturas coletivas Com base em um levantamento produzido pela RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, reportagem analisa o crescimento de candidaturas coletivas para as eleições deste ano e a diversidade de temas representados.

Municípios Conteúdo produzido pela plataforma Nexo Políticas Públicas apresenta nove pontos que ajudam a entender a atuação de prefeitos e vereadores nas cidades brasileiras.

Desinformação Artigo de Paulo Dalla Nora, vice-presidente do Instituto Política Viva e cofundador da Associação Poder do Voto, aborda a difusão das fake news nas redes sociais.

Novidades da rede do Pacto

Webinário Hoje, às 15h, o Instituto pelo Diálogo Intercultural promove o webinário Diálogo e Política na Sociedade: Difusão do Diálogo em Tempos de Polarização, com a participação do cientista político e coordenador executivo do Pacto pela Democracia, Ricardo Borges Martins e dos deputados estaduais Marina Helou (REDE-SP) e Heni Ozi Cukier (NOVO-SP). A mediação será feita pelo doutor em filosofia pela USP Pablo Ortellado.

Antirracismo O Instituto Marielle Franco e o Mulheres Negras Decidem lançaram o relatório "Mulheres Negras Decidem para Onde Vamos", uma pesquisa inédita com ativistas negras de todo o Brasil para construir um futuro antirracista e coletivo.

Cinema e política O documentário "Sementes: mulheres pretas no poder” acompanha algumas das novas lideranças políticas surgidas após o assassinato da vereadora Marielle Franco. A programação de estreia conta com quatro debates online realizados ao longo do mês de setembro, com a participação de lideranças políticas e sociais. É possível também agendar sessões através da plataforma da Taturana.

Eleições A Transparência Eleitoral Brasil vai realizar uma missão com observadores da sociedade civil para acompanhar a votação durante as eleições municipais em cinco capitais brasileiras.

Pantanal O Observatório Pantanal, por meio do WWF-Brasil e Ecoa, realizou a entrega de equipamentos e uniformes para as brigadas comunitárias da região, que também recebem treinamentos do Prevfogo/Ibama para combater os incêndios que tem atingido o local.

Oportunidade A Conectas busca um(a) Analista de Captação de Recursos Digital, para atuar em seu escritório em São Paulo - SP. Inscrições até o dia 20.