Crescimento de mulheres, pessoas negras e LGBT marca 1º turno das eleições

· Newsletter,Ed 117

Destaque

Celebração No último domingo (15/11) foi realizado o primeiro turno das eleições municipais. Em um dos contextos mais desafiadores de sua história, o Brasil realizou um pleito exitoso para prefeitos(as) e vereadores(as). Confira na íntegra o posicionamento de diversas organizações da sociedade civil, que celebra o sucesso de um processo vital à democracia.

Conteúdos #pelademocracia

Desinformação Estudo produzido pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) mapeou e analisou publicações no Facebook e YouTube desde 2014 que questionam a integridade do processo eleitoral no Brasil.

Igualdade racial No mês em que se celebra a consciência negra, ensaio do senador Paulo Paim (PT-RS) reforça a importância do combate ao racismo para garantir uma democracia aprimorada.

Liberdade de expressão Podcast de direitos humanos da Folha de S.Paulo em parceria com a Conectas aborda a liberdade de expressão e as máquinas de ódio na internet, com contribuições da jornalista Patrícia Campos Mello, da antropóloga Fernanda Martins, do InternetLab, da diretora-executiva da ARTIGO 19, Denise Dora, do pesquisador do LAUT Conrado Hubner Mendes e do professor da FGV e membro da rede do Pacto Thiago Amparo.

Crise no Peru Reportagem explica a crise política no Peru, que teve três presidentes da República em uma semana, além de protestos com mortes de manifestantes.

Eleições 2020

Apuração Levantamento produzido pelo UOL apresenta de forma aprofundada o resultado das eleições para prefeitura e vereança nas principais capitais brasileiras.

Abstenção eleitoral Especialistas analisam os índices de abstenção durante as últimas eleições brasileiras e a taxa de comparecimento nas capitais durante o 1º turno do pleito municipal deste ano, marcado pela pandemia de COVID-19.

Vereança Infográfico apresenta o perfil dos vereadores e vereadoras eleitos no pleito do último domingo (15). O crescimento de mulheres e pessoas negras eleitas se destaca.

Renovação Reportagem analisa a nova composição das câmaras municipais nas capitas paulista e fluminense, com a eleição de mulheres negras, pessoas transgênero e a continuidade da fragmentação partidária no Legislativo.

Partidos Reportagem especial apresenta mapas e infográficos com o histórico dos partidos políticos brasileiros e seu desempenho nas últimas eleições.

Negros eleitos Levantamento da Gênero e Número aponta que, nas capitais brasileiras, 44% das candidaturas eleitas à vereança são negras. A região Sul registra o menor número de candidaturas negras eleitas para as câmaras municipais.

Mulheres na política Reportagem apresenta os desafios enfrentados por quatro candidatas que disputaram uma cadeira nas câmaras municipais de diferentes capitais brasileiras.

Diversidade Levantamento identifica um crescimento de candidaturas de pessoas transexuais e travestis eleitas e na disputa das eleições deste ano. Em São Paulo, duas constam entre as dez mais votadas.

Centrão O crescimento das legendas do chamado "centrão" no primeiro turno das eleições de 2020 é tema de podcast.

Novidades da rede do Pacto

Municípios O Centro de Liderança Pública (CLP) e o Gove lançam hoje a 1ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, com uma análise dos 405 maiores municípios brasileiros, com indicadores agrupados em três dimensões: instituições, sociedade e economia.

Livro No dia 26 acontece o lançamento do livro do diretor do Internetlab, Chico Cruz, sobre democracia e direito na era das fake news.

Oportunidade A Quid, organização dedicada a construir e apoiar iniciativas que engajem pessoas em torno de causas sociais e políticas, está com uma vaga de Coordenação Pedagógica de curso EAD. A oportunidade é exclusiva para pessoas negras e as inscrições vão até o dia 22.

Oportunidade 2 O Abraço Cultural está com uma oportunidade aberta na área de Comunicação e Eventos. O escritório fica na cidade de São Paulo - SP e as inscrições vão até o dia 22.