Conheça iniciativas que estimulam mais mulheres, jovens e pessoas negras na política

· Newsletter,Ed 99

Conteúdos #pelademocracia

Democracia ameaçada Informe produzido pela ONU revela que, como resultado da pandemia, a pobreza extrema no Brasil deverá dobrar em 2020, ameaçando a democracia no país. A organização defende um modelo de desenvolvimento para a região que fortaleça a democracia, salvaguarde os direitos humanos e mantenha paz.

Desinformação Artigo da jornalista e integrante da Comissão Arns, Laura Greenhalgh, destaca como a desinformação gerada pelo presidente Jair Bolsonaro coloca em risco a vida dos brasileiros.

Crise sanitária Reportagem ouviu professores de direito e ciência política a respeito de eventuais consequências jurídicas e eleitorais das ações e omissões do presidente da República durante a crise sanitária que o Brasil atravessa.

Guerra cultural Em entrevista, oprofessor titular de literatura comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), João Cezar Castro Rocha, aborda a chamada guerra cultural bolsonarista, tema de um livro fruto de suas pesquisas sobre o assunto.

Transparência Debate virtual realizado pela Câmara dos Deputados com o tema "Transparência dos Gastos Públicos no período da pandemia" contou com a participação de representantes da Transparência Internacional - Brasil, Open Knowledge Brasil, Instituto Ethos e Observatório Social do Brasil.

Novidades da rede do Pacto

Eleições A Educafro, o Instituto Marielle Franco, o Mulheres Negras Decidem e a Coalizão Negra por Direitos lançam hoje a campanha Eleições Antirracistas, para pressionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a discutir com maior agilidade o sistema de distribuição proporcional de recursos eleitorais entre candidaturas negras.

Eleições 2 O Instituto Marielle Franco acaba de lançar a PANE - Plataforma Antirracistas nas Eleições, uma plataforma com diversas ações para fomentar a entrada de mulheres negras nos espaços de decisão, pressionar os partidos a viabilizarem estas candidaturas e cobrar o compromisso do maior número possível de candidaturas com a defesa de políticas públicas antirracistas nas eleições de 2020.

Mulheres na política A Folha de S.Paulo realiza no dia 21 de julho, em parceria com o Instituto Update, seminário sobre a presença de mulheres na política. No evento virtual, será lançado o estudo “Eleitas: Mulheres na Política”, feito pelo Instituto Update.

Formação A Trilha, programa anual do Legisla Brasil que busca inserir jovens na política institucional, está com inscrições abertas até o dia 06 de agosto para universitários e recém-formados de todas as graduações, que queiram trabalhar como assessores parlamentares em todo o Brasil.

Edital O Fundo Baobá, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a Porticus América Latina e a Imaginable Futures, está com edital aberto até o dia 26 de julho para selecionar iniciativas de apoio a famílias com mulheres e adolescentes grávidas ou que deram à luz e homens responsáveis pelo cuidado de crianças de 0 a 6 anos no contexto da pandemia Covid-19 para receberem apoio emergencial no valor de R$ 2.500,00 a R$ 5.000,00.

Direitos Humanos A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo está com inscrições abertas para a edição de 2020 do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, que reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor.

Oportunidade O WRI Brasil busca Economista especialista em políticas públicas, história econômica brasileira ou em desenvolvimento e política externa, para contribuir com o programa de Clima. A posição requer experiência em instituições públicas brasileiras e/ou projetos envolvendo modelos econômicos de baixo carbono. Inscrições até o dia 31 de julho.