Confiança na democracia, coalizão e polarização e muito mais

· Newsletter,Ed 52

Conteúdos #pelademocracia

Desigualdade e democracia Em entrevista, o economista sérvio-americano Branko Milanovic analisa a relação entre o aumento da desigualdade, a ascensão de líderes populistas e os riscos democráticos atuais.

Aprovação da democracia Artigo do sociólogo espanhol Jorge Galindo aborda o desencanto com a democracia na América Latina, especialmente entre os mais jovens.
Coalizão e polarização Artigo do filósofo Pablo Ortellado analisa os desafios na criação de frentes e coalizões que superem diferenças e se coloquem na defesa das instituições democráticas.
Segurança digital Levantamento feito pela Kaspersky Lab mostra que 35% dos brasileiros não sabem proteger sua privacidade online. Programa de rádio do Observatório do 3º setor convidou especialistas em tecnologia para debater o tema.
Filme Estreia hoje em todo o país o filme O Amigo do Rei, que conta a história do maior crime ambiental do Brasil, o rompimento da barragem da Samarco em Mariana-MG, que matou 19 pessoas.

Novidades da rede do Pacto

Diálogos Democráticos no Brasil Os dez projetos selecionados para as microbolsas dos Diálogos Democráticos já estão acontecendo. Até a próxima semana seis atividades vão rolar pelo país. O primeiro foi no dia 3, em Brasília, organizado pela Barca das Letras que puxou um diálogo entre lideranças indígenas com a presença do ISA - Instituto Socioambiental. No dia 10 será a vez dos Diálogos em Fortaleza, Londrina e Rio de Janeiro. No dia 14, em Curitiba e no dia 17 em Itaquaquecetuba.

Debate nas redes O Fórum Brasileiro de Segurança Pública convida para a apresentação “O Twitter no debate público e melhores práticas da plataforma”, que será realizada no dia 9 de agosto, na sede do Twitter em São Paulo - SP.

Defesa da ciência A Open Knowledge Brasil, junto a organizações,publicou uma nota contra o “apagão de dados” e pela transparência e respeito à ciência.

Filme A Oxfam Brasil está disponibilizando o mini-documentário "Uma geografia das desigualdades". Dirigido pela cineasta Day Rodrigues, a obra aborda as desigualdades e a exclusão social nas cidades.

Corrupção Nota da campanha Unidos Contra a Corrupção alerta para os riscos de desmanche dos mecanismos de combate à corrupção no país.

Oportunidades #pelademocracia

Deputada Tabata Amaral (PDT - SP) e Legisla Brasil selecionam duas mulheres para participarem do programa One Young World Summit, em Londres, e também de um estágio-visita em Brasília. Inscrições até o dia 10 de agosto.

Deputada Estadual Marina Helou (REDE - SP) abriu chamada pública para destinar recursos de emendas parlamentares a projetos dentro das áreas de primeira infância, mulheres, sustentabilidade e educação política no estado de São Paulo. Inscrições até o dia 15 de agosto.

GIFE busca Coordenador(a) de Políticas Públicas, Assessor(a) de Relacionamento e Assistente de Programas: Inscrições até o dia 15 de agosto. As vagas são para o escritório em São Paulo - SP.

Conectas oferece Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos.Inscrições abertas para estudantes de qualquer curso de graduação até o dia 31 de agosto.

Asuntos Del Sur oferece o curso Certificação em Inovação Política: Inscriçõesaté o dia 13 de agosto. Realizado na modalidade EAD, o curso terá duração de 3 meses com uma estimativa de 10 horas por semana, entre leituras e atividades propostas.

ARTIGO 19 oferece bolsas para intervenções artísticas sobre direito de protesto. Inscrições até o dia 18 de agosto. As bolsas podem ser de R$ 5 mil ou R$ 10 mil reais.