Combate à corrupção, inovações democráticas e GovTech

· Newsletter,Ed 17

Novidade dos membros do Pacto 

Onde está o dinheiro das eleições 2018? É essa pergunta que o Transparência Partidária vai ajudar a responder. No próximo dia 12, o movimento apresenta uma ferramenta inédita, que vai revelar o quanto de recurso público foi empregado em diferentes candidaturas indeferidas. Já o RenovaBR vai contar a experiência com as eleições deste ano e levar candidatos eleitos para debater financiamento eleitoral, renovação e transparência.  Tudo isso, vai rolar no Civi-co, em Pinheiros.

Engajamundo lançou campanha de financiamento coletivo para levar 11 jovens de todo o país para a maior conferência sobre mudanças climáticas do mundo, promovida pela ONU: a COP24. Conheça estas jovens lideranças e apoie a missão!

Idec disponibilizou gratuitamente o Anti-mapa da privacidade. A lei geral de proteção de dados pessoais recém-aprovada só entrará em vigor em 2020. Até que isso ocorra, seguimos vulneráveis.

Open Knowledge Brasil acaba de lançar a nova plataforma Queremos Saber. Nela, é possível fazer pedidos pela Lei de Acesso à Informação sem que seja necessário se identificar.
As Novas Medidas Contra a Corrupção são fruto do trabalho coletivo entre lideranças da Transparência Internacional Brasil. Elasforam destaque em toda a imprensa na última semana pela importância que o futuro Ministro da Justiça Sérgio Moro deu a elas. Conheça a campanha aqui.
O Instituto Atuação lançou o relatório "Fortalecendo Cultura, Construindo Democracia" de 2018, que aponta, entre outras coisas, pra importância de se fortalecer uma cultura política democrática e estimular a participação cidadã. É um documento que indica diagnósticos e caminhos para fortalecer a democracia. Para se aprofundar no tema, vale conferir a excelente coleção de livros da Coletânea da Democracia. A segunda edição está à venda.

Artigos #pelademocracia

Thiago Rondon, membro do Pacto,escreve sobre a trajetória e casos recentes de democracia digitalizada. É um ótimo artigo pra quem quer pensar em um modelo de democracia que faça sentido em uma sociedade interconectada em redes digitais.

O ITS e membros do Agora! vão reunir e qualificar deputados que trabalharão por soluções de tecnologia para melhorar e tornar mais eficiente a administração pública. A Frente GovTech já estima ao menos vinte deputados focados nesse tema.
Qual o efeito das novas regras de financiamento eleitoral? Dois cientistas políticos da FGV resumem com análise de dados do último pleito: "o dinheiro, embora continue a ser o recurso eleitoral mais notável, não garantiu a eleição dos candidatos".
Nossas, o Instituto Update eoutras organizações lançaram o Ninguém fica para trás, que mencionamos semana passada, captando recursos para ações de acolhimento a vítimas de intolerância, violência, misoginia e homofobia. Até o momento a campanha já levantou quase 210 mil reais e a meta é chegar a 250 mil, que serão destinadas a cinco organizações que trabalham com populações vulneráveis. Artigo no El País Brasil explica melhor o contexto da iniciativa.