Campanhas mobilizam por auxílio emergencial, segurança para mulheres eleitas e mais 

· Newsletter,Ed 126

Destaque

Mobilização Na última semana, a campanha "Democracia nas Mesas", lançada pelo Pacto pela Democracia com o apoio de dezenas de organizações, mobilizou milhares de pessoas por um congresso independente e foi destaque no El País Brasil.

Confira o artigo assinado por representantes de diversas organizações da nossa rede!

Conteúdos #pelademocracia

Congresso Representante do chamado Centrão, Arthur Lira (PP-AL) foi eleito na última segunda-feira o novo presidente da Câmara dos Deputados. Cientistas políticos analisam a relação entre Lira e o presidente Jair Bolsonaro.

Meio ambiente Artigo do secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, avalia como a vitória de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados pode potencializar os retrocessos na agenda ambiental do país.

Violência política de gênero Na madrugada de 31 de janeiro, uma pessoa disparou um tiro em frente à casa da covereadora negra e trans Samara Sosthenes (PSOL), do mandato coletivo Quilombo Periférico, na zona sul de São Paulo. Artigo do professor de direito e membro da rede do Pacto, Thiago Amparo, relata casos semelhantes ocorridos nos últimos dias e afirma que não há democracia sem o fim da violência contra parlamentares negras e trans.

Ativismo Um informe da relatoria da ONU sobre defensores de direitos humanos aponta que um ativista foi morto no Brasil a cada oito dias. Entenda o caráter racial dos ataques e como o presidente Jair Bolsonaro tem impulsionado essa violência.
 

Violência no campo Especial publicado pela Repórter Brasil retrata a violência no campo e a impunidade pelo assassinato de 31 sem-terra, indígenas e ambientalistas durante o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro.

Armamento Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação, em uma parceria do jornal O Globo com os Institutos Igarapé e Sou da Paz, apontam que, em dois anos, o número de armas legais na mão de civis no Brasil cresceu 65%, chegando a 1,151 milhão.

Laicidade Artigo de Leonardo Gomes Penteado Rosa, professor adjunto da Universidade Federal de Lavras e pesquisador convidado do LAUT (Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo), aborda a importância da defesa do Estado laico para a democracia.

Corrupção Reportagem destaca a estagnação do Brasil no Índice de Percepção de Corrupção (IPC) 2020, em que o país continua abaixo da média de outras nações dos Brics. O relatório foi produzido pela Transparência Internacional e pode ser acessado aqui.
 

Pandemia A falta de acesso aos dados do governo federal sobre o combate à pandemia de COVID-19 é abordada em artigo de Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, Laila Bellix, cofundadora do Instituto de Governo Aberto e Manoel Galdino, diretor-executivo da Transparência Brasil.
 

Transparência Ensaio publicado pela cientista política e diretora da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), Mônica Sodré, e pela fundadora do Coletivo Delibera Brasil, Silvia Cervellini, discute como é possível aumentar a transparência em pequenos municípios brasileiros.

Novidades da rede do Pacto

Auxílio emergencial Campanha apoiada por centenas de organizações está pressionando a Câmara dos Deputados pela prorrogação do auxílio emergencial no valor de R$600,00 até o fim da pandemia. A iniciativa foi destaque em artigo de Paola Loureiro Carvalho, da Rede Brasileira de Renda Básica (RBRB), na coluna Desigualdades, da Folha de S.Paulo. Participe da campanha clicando aqui.

Campanha Organizada pelo Instituto Marielle Franco, junto de outras organizações, a campanha de mobilização Não Seremos Interrompidas exige que as autoridades de São Paulo garantam proteção para as parlamentares eleitas vítimas de atentados e atos de violência política.
 

Mapeamento Lançada pela CIVICUS, a plataforma (em espanhol) "El Explorador" é um buscador com recursos e ferramentas voltadas para as organizações da sociedade civil na América Latina e Caribe.

Petição Iniciativa da Avaaz, petição online busca colher 1 milhão de assinaturas pelo afastamento do presidente Jair Bolsonaro.

Oportunidades pela democracia

Oportunidades O Mapa do Acolhimento está com vagas abertas para Assistente Social e Estagiária. As inscrições vão até o dia 12 e o processo seletivo é voltado apenas para mulheres trans e cis não-brancas.

Edital O Edital Mulheres Inovadoras 2021, uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para estimular startups lideradas por mulheres, está com inscrições abertas até o dia 8 de março.
Vagas A Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais está com duas vagas abertas: Assessoria de Projetos com ênfase em Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS) e Assistente de projetos com foco em Comunicação. Os editais e formulários de inscrição podem ser acessados através do site.