Campanha estimula participação no processo eleitoral

· Newsletter,Ed 116

Destaque

VOTE Neste domingo (15/11) será realizado em mais de 5.000 cidades o primeiro turno das eleições municipais. Entendendo que a democracia é uma atividade essencial, a campanha VOTE, lançada pelo Pacto pela Democracia, estimula a participação dos brasileiros no processo eleitoral, respeitando as normas de segurança sanitária devido à pandemia de COVID-19. Diversos artistas, intelectuais e influenciadores estão juntos nesta causa. Confira e vote!

Conteúdos #pelademocracia

Liberdade das ONGs Em nota pública divulgada na última segunda-feira (09/11), mais de 140 organizações da sociedade civil condenaram a tentativa do governo federal de controlar o trabalho realizado por ONGs na região da Amazônia. O posicionamento foi destaque no UOL, Globonews e Clima Info e representa mais um ataque à democracia.

Eleições nos EUA Reportagens do Alma Preta analisam como as demandas da comunidade negra norte-americana pautaram o processo eleitoral e o impacto da vitória de ativistas negros e LGBT para o Congresso do país.

Derrota Em um gesto que ameaça as instituições democráticas dos Estados Unidos, o atual presidente Donald Trump tem se recusado a reconhecer sua derrota e feito acusações sem provas contra o processo eleitoral. Entenda o que acontece caso Trump se recuse a entregar o cargo para o presidente eleito Joe Biden.

Impeachment no Peru Após o Congresso peruano declarar "incapacidade moral permanente" do presidente da República, por denúncias de corrupção durante sua gestão na província de Moquegua entre 2011 e 2014, Martín Vizcarra deixou o cargo na última segunda-feira (09/11). Entenda o caso.

Plebiscito no Chile A cientista social, cofundadora e diretora do Instituto Update, Beatriz Pedreira, reflete sobre o impacto dos protestos liderados por mulheres no pacto social que levou a uma nova constituinte no Chile.

Representatividade Ensaio do professor de sociologia e ciência política do Iesp-Uerj, Luiz Augusto Campos, aborda os avanços e os desafios das candidaturas de pessoas negras e indígenas no Brasil.

Eleições 2020

Mulheres na política Artigo publicado porMichelle Ferreti, Clara de Sá, Marina Barros e Roberta Eugenio, membras do Instituto Alziras, e Flávia Biroli, doutora em História pela Unicamp, destaca a baixa representação feminina nos comandos dos partidos políticos e nas disputas para prefeituras no Brasil.

Candidaturas negras Levantamento apresenta quais os partidos políticos que mais elegeram candidaturas de pessoas negras e pardas no estado do Rio de Janeiro no pleito de 2016.

Representação indígena Reportagem analisa o perfil das candidaturas de pessoas indígenas nas eleições municipais, com sua distribuição por partidos políticos e estados.

Pessoas com deficiência A baixa representação de pessoas com deficiência nos partidos políticos e nos espaços de poder é tema de reportagem publicada pela Agência Pública.

Vereança Vídeo ajuda a entender como o fim da coligação proporcional entre partidos políticos influencia a eleição para vereadores em 2020.

Novidades da rede do Pacto

Desinformação Levantamento do Radar Aos Fatos, iniciativa presente no Mapa Eleições Melhores 2020, aponta que mensagens com fake news contra Joe Biden, então candidato democrata à Presidência dos EUA, foram compartilhadas cerca de 327 vezes em uma única semana em grupos de WhatsApp no Brasil.

Violência política de gênero O MonitorA, projeto da Revista AzMina junto ao InternetLab, realizou um levantamento de comentários direcionados a mulheres na política durante as eleições. As candidatas à prefeitura de São Paulo, Joice Hasselmann (PSL); de Porto Alegre, Manuela D'Ávila (PCdoB); e do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT), receberam cerca de 40 xingamentos e ataques por dia.

Violência política de gênero e raça Pesquisa realizada pelo Instituto Marielle Franco, Justiça Global e Terra De Direitos, com 142 candidatas negras de 16 partidos políticos, em 21 estados e 93 municípios do Brasil, mostra que 98,5% das candidatas já sofreram mais de um tipo de violência política.

Chamada Está aberta até o dia 07 de fevereiro a 3ª Chamada de Artigos GIFE. A iniciativa irá selecionar até seis artigos acadêmicos de pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação sobre filantropia, investimento social privado (ISP) e organizações da sociedade civil (OSC).

Bolsa A GK e a Hivos, no âmbito do programa Todos os Olhos na Amazônia (TOA), lançaram a "Bolsa TOA-GK", para comunicadores/jornalistas do Equador, Peru e Brasil com experiência na Amazônia podem participar. Inscrições até o dia 22 de novembro.