Campanha defende a realização das eleições ainda em 2020 e de forma segura

· Newsletter,Ed 95

Destaque

Eleições  Iniciativa de diversas organizações da sociedade civil, a campanha Eleições Seguras - democracia é atividade essencial defende que o pleito municipal seja realizado, impreterivelmente, em 2020, e apresenta 25 propostas para que ele ocorra de maneira segura.

Conteúdos #pelademocracia

Relatório O ano de 2019 foi marcado por uma preocupante escalada de ataques à democracia brasileira. No entanto, a rede do Pacto pela Democracia permaneceu alerta e mobilizada para dar respostas imediatas e efetivas a qualquer tentativa de avanço autoritário. Conheça o que fizemos para defender e aprimorar a democracia no Brasil em nosso relatório anual

Desigualdade racial Reportagem ouviu diversos especialistas para entender como a ideia de uma suposta "democracia racial" contribuiu para a existência do racismo no Brasil atual. O tema também é abordado em entrevista com Eugênio Lima, fundador do Legítima Defesa, da Frente 3 de Fevereiro e um dos articuladores de um manifesto antirracista lançado no último domingo (14). 

Defesa da democracia Pesquisa do Instituto da Democracia aponta a crescente rejeição à ideia de um golpe militar entre a população brasileira. Outro levantamento, o Índice de Percepção da Democracia, publicado em inglês pelo Dalia Research e Alliance of Democracies, pode ser acessado virtualmente através do site.

Forças Armadas Reportagem analisa as declarações de cunho golpista do presidente Jair Bolsonaro e dos generais das Forças Armadas que integram o seu governo. Em entrevista, o professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj, Christian Edward Cyril Lynch, afirma que Bolsonaro usa os militares contra as instituições democráticas.

Golpismo O sociólogo Celso Rocha de Barros participa de podcast e aborda os impulsos golpistas do bolsonarismo, além das iniciativas em defesa da democracia brasileira.

Novidades da rede do Pacto

Manifesto Publicado pela Coalizão Negra por Direitos e assinado por centenas de lideranças políticas, artistas e intelectuais, manifesto exige a erradicação do racismo para que haja democracia no Brasil.

Mulheres na política No dia 19 o Tribunal Superior Eleitoral realiza uma live para debater a presença feminina na política. Mediada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a conversa contará com a participação de Camila Pitanga, atriz e embaixadora da ONU Mulheres; Djamila Ribeiro, escritora, filósofa e professora da PUC-SP; e Simone Tebet, senadora (MDB) e primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. 

Direitos das mulheres AzMina lançou esta semana o site Elas no Congresso, para monitorar a atuação parlamentar no Congresso Nacional em relação aos direitos das mulheres. É possível acompanhar nas novidades através da newsletter do projeto do bot @Elas no Congresso no Twitter. 

Solidariedade Com o apoio de diversos representantes do investimento social privado, a plataforma Sociedade Viva reúne uma série de atividades solidárias realizadas por atores da sociedade civil organizada durante a pandemia de Covid-19.

Financiamento coletivo Karoline Maia é cineasta, filha de uma trabalhadora doméstica e embarcou em uma viagem pelo país para investigar a relação da senzala com o quarto de empregadaPara produzir o documentário "Aqui Não Entra Luz", lançou uma campanha de financiamento coletivo.

Jogo Realizado pelo Instituto de Governo Aberto (IGA), em parceira com o Fast Food da Política e apoio da Controladoria-Geral da União - CGU, o Jogo de Governo Aberto está disponível de forma aberta e online.