Brumadinho na ONU, Lei de Acesso à Informação e muito mais

· Newsletter,Ed 26

Novidades dos membros do Pacto

A Conectas, junto com outras organizações, denunciou o crime ambiental em Brumadinho na ONU.

O CLP promoveu jantar com deputados federais, senadores e outras lideranças políticas no último dia 30 para debater Previdência, Reforma Política e Gestão de Pessoas no Setor Público com um grupo de cerca de 110 pessoas em Brasília.

O Grupo Mulheres do Brasil promove mais uma edição do Portas Abertas, no próximo dia 21. Com Luiza Helena Trajano e Sônia Hess, é a oportunidade de conhecer os comitês e projetos em andamento.
O Idec, junto com a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e outras tantas organizações está com uma petição online contrária a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), encerrado em consequência da edição da MP870.
O Labhacker promove visita guiada na Câmara Municipal de São Paulo na próxima terça-feira (12). É uma importante experiência de cidadania testemunhar a política ao vivo.

A Casa Fluminense, com colaboração do Instituto Cidadania Inteligente,ISER, Instituto Igarapé e outras dez organizações, lança o Almanaque Agenda Rio para download. É um panorama de dez anos de políticas públicas no Rio Metropolitano.

O Instituto Cidade Democrática está produzindo conteúdos em vídeo sobre participação social e políticas públicas. Veja o webinário sobre ambiente de mudanças no serviço público e conversa sobre empreendedorismo com impacto social.
O Poder do Voto está fazendo convocações públicas para que mais entidades participem da sua plataforma e colaborem para qualificar a participação cidadã

Artigos #pelademocracia

"A Lei de Acesso à Informação é um dos instrumentos importantes para a garantia da transparência, que, por sua vez, é um dos requisitos importantes para a concretização da democracia", escreve professor em Direito do Estado da USP no Estadão. Ainda não estão claros os motivos para a permissão a servidores de menores escalões declarar informações como secretas ou ultrassecretas no decreto nº 9.690/2019.

A 56ª Legislatura da Câmara dos Deputados tomou posse no dia 1º de fevereiro de 2019. Como funciona o gabinete de um deputado federal, quantos empregados ele pode ter e quais são seus benefícios?
A Casa da Democracia é um novo espaço dedicado ao estudo e à produção cultural pela defesa da democracia. Começou as atividades mês passado.
“Democracia em Risco?” é uma coletânea recém-lançada pela Companhia das Letras de ensaios sobre a situação política do Brasil. A Folha de S.Paulo promove neste mês dois debates com autores do livro no auditório da livraria Martins Fontes.
E se houvesse um regime totalitário no Brasil do século XXI? O escritor Alexandre Marques Rodrigues lança livro neste mês com este enredo. Leia trecho de "Porca".

Foto: Israel Defense Forces