Autoritarismo no Brasil, Conferência do Clima e muito mais

· Ed 60,Newsletter

Conteúdos #pelademocracia

Autoritarismo no Brasil Em entrevista, o professor de ciência política da UFMG Leonardo Avritzer fala sobre características brasileiras que abrem espaço ao autoritarismo, tema abordado em seu livro recém-lançado "O Pêndulo da Democracia”.

Frente Democrática O cientista político da USP José Álvaro Moisés aborda a influência da polarização política no enfraquecimento da democracia, sugere a formação de uma "frente democrática" e celebra as iniciativas de formação de novas lideranças.

Cúpula do Clima A coordenadora de clima do Engajamundo e assessora do ISA - Instituto Socioambiental Paloma Costa Oliveira foi escolhida, entre dezenas de jovens de todo o mundo, para abrir a Cúpula de Ação Climática da ONU, realizada em Nova Iorque (EUA) no último dia 23.

Desinformação Falando na Cúpula do Clima, reportagem do "Aos Fatos" explica como a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 16 anos, se tornou alvo de uma campanha de desinformação nas redes após seu discurso no evento.

Mulheres na política A Deputada Federal Áurea Carolina (PSOL-MG), das Muitas, e a Deputada Estadual Marina Helou (REDE-SP), co-fundadora do Vote Nelas, falam sobre licença e afastamento pós-maternidade e os desafios das mulheres eleitas para cargos políticos.

Política peruana Nos últimos dias, o presidente do Peru Martín Vizcarra dissolveu o Parlamento. Os congressistas, por sua vez, suspenderam Martín temporariamente e nomearam sua vice, Mercedes Aráoz, para o cargo. Na noite do dia 1º, Mercedes renunciou e pediu novas eleições. Reportagem e podcast ajudam a entender a crise política que ocorre no país.

Novidades da rede do Pacto

Colóquio O Instituto Braudel realiza no dia 5, em São Paulo - SP, um colóquio sobre o livro "O povo contra a democracia", com a mediação de Norman Gallo, jornalista e diretor do instituto.

Seminário No dia 10, acontece no Rio de Janeiro - RJ, o Seminário: Religião, Politica e Direitos Humanos, realizado pelo ISER - Instituto de Estudos da Religião e Conectas Direitos Humanos, com apoio do Instituto Clima e Sociedade e Fundação Heinrich Böll Brasil.

Conferência De 6 a 8 de novembro acontece em Recife - PE, a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que tem em sua co-realização organizações da rede do Pacto como Instituto Ethos, Projeto Saúde & Alegria e WWF.

Estudo A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político lança estudo sobre o "Pacote anti-crime" do Ministério da Justiça, com análises de possíveis implicações no caso de sua aprovação e estabelecendo correlações entre o projeto e o debate sobre a reforma política.

Cinema Os curtas e longas metragens exibidos na 1ª Mostra Taturana de Cinema - 2019 pela Democracia podem ser exibidos também na sua cidade. Os filmes inéditos, que abordam temas como fake news, renovação política e processo eleitoral, estão disponíveis através do cadastro na plataforma.

Oportunidades #pelademocracia

Instituto de Socioeconomia Solidária busca Analistas, Consultores, Técnicos e Assessores em diversas áreas. Inscrições através do site. As oportunidades são para atuação em estados como Bahia, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Unicef busca Coordenador(a) do Programa Voluntário. Inscrições até o dia 6 de outubro.É necessário fluência em inglês. A vaga é para o escritório em Brasília - DF.

ONU Mulheres seleciona mulheres latino-americanas e caribenhas, de 15 a 24 anos, para Consulta Regional de Juventude, que será realizada entre os dias 2 e 4 de novembro, no Chile. Inscrições até o dia 4 de outubro. As candidatas devem falar inglês ou espanhol.