Autoritarismo e sociedade civil ameaçada? Saiba mais!

· Newsletter,Ed 53

Conteúdos #pelademocracia

Governos autoritários A professora da USP Lilia Schwarcz aborda em seu artigo o que podemos aprender com a história mundial sobre governos democraticamente eleitos, mas que exercem o poder de maneira autoritária.

Sociedade Civil A cientista política e fundadora do Instituto Igarapé Ilona Szabó aborda a atuação das organizações da sociedade civil e seu papel em impulsionar melhorias na sociedade e no processo democrático.

Participação Reportagem destaca o crescimento de grêmios estudantis em colégios públicos e a importância da participação juvenil na comunidade escolar.

Mulheres na política Ensaio da cofundadora e diretora do Instituto Update Beatriz Pedreira aborda as propostas que buscam diminuir a representação feminina em eleições no Brasil, indo na contra-mão de outros países da América Latina.

Eleições na argentina No último domingo, foram realizadas as primárias eleitorais obrigatórias no país vizinho. Reportagem analisa o papel das redes sociais e a presença das fake news na disputa presidencial.

Movimentos Artigo do ativista pelo direito à cidade e membro das “Muitas” Dú Pente aborda os desafios e inovações do movimento ao ocupar espaços no poder legislativo.

Novidades da rede do Pacto

Seminário Acontece amanhã, 16/08, na Assembleia Legislativa de São Paulo, seminário sobre o Projeto da Lei Geral de Licenciamento Ambiental. A atividade é uma realização do mandato da Deputada Estadual Marina Helou (REDE - SP),Instituto Democracia e Sustentabilidade, Frente Parlamentar Ambientalista,Instituto Socioambental (ISA), SOS Mata Atlântica e WWF Brasil, além de contar com apoio da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC).

Decretos O Instituto Sou da Paz entrou com ação no STF para que as duas ações de inconstitucionalidade sobre os decretos de armas que tramitam na corte sejam julgadas com celeridade.

Curso O grupo Mulheres do Brasil realiza o curso "Princípios da Democracia", que acontece de 22 de agosto a 19 de setembro, em São Paulo - SP.

Evento Promovido pela Oxfam Brasil e pelo Instituto Ethos, evento debaterá "O impacto das empresas nas comunidades - onde estamos e para onde vamos?", no dia 22 de agosto em São Paulo - SP.

Mapeamento O Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR) realiza um mapeamento da Mídia Negra no Brasil, como propósito dialogar, articular e visibilizar ações realizadas por jornalistas, comunicadores e influencers digitais que trabalhem com as pautas do povo negro e igualdade racial.

Formação O 1º Laboratório de Comunicação de Direitos Humanos, iniciativa da Anistia Internacional, está com inscrições abertas. A formação acontece de 18 de setembro a 09 de novembro, no Rio de Janeiro - RJ.

Oportunidades #pelademocracia

Deputado Estadual Daniel José (NOVO - SP) lança Edital "Emendas para Educação", que vai direcionar verbas de emenda parlamentar para projetos relacionados a temas educacionais no estado de São Paulo. Inscrições até o dia 16 de agosto.

Deputada Federal Tabata Amaral (PDT - SP) abre edital temático para destinação de emendas parlamentares. Serão selecionados projetos que tenham como objetivo combater a evasão e abandono escolar. Poderão participar da seleção órgãos da administração pública ou organizações sem fins lucrativos do estado de São Paulo. Inscrições até o dia 31 de agosto.

Deputado Federal Marcelo Freixo (PSOL- RJ) lança campanha "Emenda, Rio!", que realizará consultas para decidir onde investir a verba de emenda parlamentar. As sete áreas prioritárias são: Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Mobilidade, Direitos Humanos e Comunicação & Cultura, no estado do Rio de Janeiro. Inscrições até o dia 20 de setembro.

PNUD e Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial abre edital no valor de R$ 900 mil para apoiar iniciativas que atuem em estados e municípios integrantes do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), nas áreas de Políticas Afirmativas e Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais. Inscrições até o dia 4 de outubro.