Ativistas ameaçados, censura na cultura e riscos para a democracia

· Newsletter,Ed 73

Conteúdos #pelademocracia

Democracia Em coluna publicada no UOL, Flávia Pellegrino e Yuri Esteves, membros da secretaria-executiva do Pacto, abordam a representação da democracia no cinema e na literatura, os riscos da censura na cultura e a importância de se defender as liberdades democráticas neste momento do país.

Governo Artigo publicado no El País Brasil analisa como a Presidência da República tem acelerado a deterioração da democracia brasileira, aprofundando a polarização e ameaçando adversários.

Ativismo Relatório anual divulgado pela organização Frontline Defenders, que compila denúncias globais de ataques contra ativistas, colocou o Brasil na 4ª posição entre os países mais violentos para quem atua junto à sociedade civil. Só em 2019, foram registrados assassinatos de cerca de 23 ativistas brasileiros pelos direitos humanos.

Direitos Humanos Outro relatório, este produzido pela organização Human Rights Watch (Observatório dos Direitos Humanos, em português), acusa o governo brasileiro de incentivar as queimadas na Amazônia e a letalidade policial, além de desrespeitar a imprensa e organizações da sociedade civil.

Censura No último dia 8, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que o filme "A primeira Tentação de Cristo", produzido pelo Porta dos Fundos e exibido na Netflix, fosse retirado do ar. A decisão, ocorrida poucos dias após a sede da produtora ter sido alvo de um ataque, foi derrubada no dia seguinte pelo presidente do STF Dias Toffoli.

Liberdade de expressão Diversas organizações da rede do Pacto manifestaram repúdio à tentativa de censura, entre elas Conectas Direitos Humanos, Direitos Já e Artigo 19.

Novidades da rede do Pacto

Podcast O Movimento AGORA! lançou a edição de retrospectiva do seu podcast, o Bate Papo AGORA!. As conversas envolvem temas como movimentos cívicos, educação, desigualdades, racismo estrutural, gestão e boas práticas.

Premiação A ativista e coordenadora da Conectas Direitos Humanos, Camila Lissa Asano, foi indicada na categoria "Mundo" do #PrêmioFazDiferença, concedido anualmente pelo jornal O Globo a profissionais que se destacaram em sua área de atuação. As votações podem ser feitas através do site.

Financiamento coletivo O Engajamundo pretende mandar um grupo de 7 jovens mulheres para a Comission on the Status of Women da ONU, que acontece em Nova Iorque no mês de março. Para cobrir os custos com para passagens, hospedagem, alimentação e vistos, a organização lançou um financiamento coletivo.

Evento A Open Knowledge Brasil realiza no dia 22, em Feira de Santana (BA), o evento "Dados abertos e transparência em Feira".

Oportunidades #pelademocracia

Movimento AGORA! busca Coordenador de Pesquisa de Políticas Públicas. Inscrições até o dia 22 de janeiro. É necessário ter de 5 a 7 anos de experiência liderando/controlando processos/projetos. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Conectas Direitos Humanos busca Assessor/Representante para atuar em Brasília. Inscrições até o dia 22 de janeiro. O profissional deve ter no mínimo cinco anos de experiência profissional, sendo dois em questões relacionadas aos direitos humanos, além de sólidos conhecimentos em trâmite parlamentar, institucionalidade dos poderes e processos políticos no Brasil.

Advocacy Hub busca Secretário(a) Executivo(a). Inscrições até o dia 26 de janeiro. Busca-se um profissional preferencialmente negro(a) e/ou mulher, com experiência profissional de no mínimo 5 anos. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Burocras busca Estagiários em Gestão Financeira e Estagiários em Administração. Inscrições e outras informações através do link. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

BrazilFoundation abre inscrições até o dia 16 de fevereiro para seleção de projetos sociais que vão receber financiamento de até R$ 100 mil, nas áreas de educação e cultura, direitos humanos e participação cívica, meio ambiente, desenvolvimento socioeconômico e saúde.

Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança abre chamada para apresentação de trabalhos em seu 4º Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz . Datas e prazos podem ser acessados no site.