Atacadas pelo Presidente da República, organizações reagem à calunia e reforçam defesa da pauta ambiental

· Newsletter,Ed 54

Editorial do Pacto

Carta aberta ao Presidente da República, assinada por dezenas de organizações, manifesta profunda indignação com a falaciosa e gravíssima declaração proferida na manhã da última quarta-feira (21), em que o chefe do Executivo Federal insinua sem quaisquer provas que organizações não governamentais poderiam ser responsáveis pelas queimadas em curso na Amazônia como forma de denunciar o governo em âmbito internacional. Vale também conferir a nota pública produzida pela Abong sobre o mesmo tema.

Conteúdos #pelademocracia

Movimentos Ensaio do doutorando em políticas públicas na Wylly Brandt School e diretor de políticas públicas do Livres Magno Karl aborda como movimentos podem apoiar, qualificar politicamente e ajudar na mobilização dos partidos.

...e partidos Artigo assinado pelo Deputado Federal Felipe Rigoni (PSB-ES) e pelo Deputado Estadual Renan Ferreirinha (PSB-RJ) , ambos do Movimento Acredito, analisa a relação dos movimentos com as legendas partidárias.

Sistema político Cientista político e membro do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Fernando Guarnieri analisa a importância do fortalecimento dos partidos para a democracia.

Financiamento eleitoral Estudo busca entender a origem dos recursos que financiaram o processo eleitoral de 2018.

Diversidade Reportagem aborda os desafios das candidaturas e mandatos de pessoas LGBTI no Brasil e no mundo.

Ativismo A filósofa, professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia e ícone da luta pelos direitos civis Angela Davis estará no Brasil em outubro. Reportagem analisa a vida e obra de Davis.

Novidades da rede do Pacto

Legislativo Iniciativa do Pacto pela Democracia e do Instituto Update, o Gabinete de Inovação reunirá chefes de gabinete de mandatos legislativos para que compartilhem e construam caminhos para a inovação nos parlamentos brasileiros.

Mobilização Abaixo-assinado do Movimento Acredito pede a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o aumento de queimadas na Amazônia. Segundo dados do INPE, este ano o número de queimadas aumentou 82% em comparação com o mesmo período de 2018.

Sustentabilidade Organizado pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - RAPS e Instituto Arapyaú, o Fórum da Virada Sustentável 2019 contará com um debate aberto entre munícipes e os vereadores de São Paulo e Líderes RAPS, Caio Miranda (PSB), Gilberto Natalini (PV), Janaína Lima (NOVO) e José Police Neto (PSD). Será no dia 23 de agosto, em São Paulo - SP.

Renovação O Movimento Transparência Partidária lançou no Congresso um manifesto e um Projeto de Lei para renovação dos partidos. A proposta tem apoio de uma dezena de movimentos e entidades da sociedade civil e de 20 parlamentares, de 9 partidos diferentes.

Território O seminário “Defesa da Democracia em tempos ultraconservadores”, organizado pelo Observatório de Favelas (que celebrará seus 18 anos), em parceria com a Casa Fluminense e outras organizações, acontece nos dias 23 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro - RJ.

Memória Organizado pelo CAAF Centro de Antropologia e Arqueologia Forensea - UNIFESP e com apoio do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, seminário discute os 40 anos da Anistia e o legado das ditaduras na América Latina, no dia 26 de agosto, em São Paulo - SP.

Oportunidades #pelademocracia

Colab busca profissional para o time de Operações Externas. Inscrições até o dia 25 de agosto. O profissional deve ser formado nos cursos do Campo de Públicas ou semelhante. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP, com disponibilidade para viajar frequentemente.

Purpose busca Gerente de Operações e Campagner. Inscrições até o dia 31 de agosto. Informações sobre as vagas aqui e aqui. O escritório da Purpose fica em São Paulo - SP.

Transparência Internacional Brasil busca Estagiária(o) de Comunicação. Inscrições até o dia 06 de setembro. É necessário ser estudante do 2º ou 3º ano regularmente matriculada (o) em comunicação social e áreas correlatas. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Legisla Brasil lança o Programa Talentos do Legislativo 2020. Inscrições até o dia 09 de setembro. A iniciativa é voltada auniversitários ou recém-formados, com formações e potenciais alocações em cargos de estágio e assessoria parlamentar em todos os níveis do legislativo brasileiro.

Vetor Brasil lança o Programa Trainee de Gestão Pública para o 1º semestre de 2020. Inscrições até o dia 20 de setembro. O programa busca atrair, pré-selecionar e desenvolver pessoas para compor equipes de alto desempenho no setor público brasileiro, com alocação por um ano em cargos do poder executivo.

350 . org busca Diretor Regional para a América Latina. Inscrição e informações através do site.