Após mobilização, Senado aprova eleições em 2020 e projeto segue para Câmara

· Newsletter,Ed 96

Conteúdos #pelademocracia

Democracia ameaçada O professor do departamento de Ciências Políticas da Universidade de Harvard Steven Levitsky, coautor de “Como as Democracias morrem”, fala sobre o fortalecimento da democracia brasileira nas últimas décadas e as crises enfrentadas nos últimos anos.

Saúde da democracia Artigo da doutora em economia pela FEA-USP Cristina Pinotti analisa como o governo de Jair Bolsonaro valeu-se da pandemia de COVID-19 para acelerar seus ataques aos demais Poderes no país.

Autoritarismo Artigo de Tulio Malaspina, diretor-executivo do Instituto Update, discute o papel da sociedade civil no combate ao autoritarismo do governo Bolsonaro.

Democracia e racismo Em entrevista, Valter Roberto Silvério, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, aborda as contribuições de intelectuais negros, a luta antirracista no Brasil e sua relação com a construção de uma frente democrática.

Desinformação O professor Manoel Gonçalves Ferreira Filho analisa o combate às fake news na política, os riscos que elas oferecem para a democracia e os meios de combatê-las sem estabelecer a censura.

Política nas redes Em entrevista, a psicanalista Vera Iaconelli, mestra e doutora em psicologia pela USP, aborda a linguagem do ativismo político na internet, a chamada cultura do "cancelamento" e os efeitos da pandemia na sociedade.

Novidades da rede do Pacto

Eleições A campanha "Eleições seguras - Democracia é atividade essencial" teve uma vitória parcial, mas importante nesta semana. O Senado aprovou o adiamento das eleições municipais de 2020 para os dias 15 e 29 de novembro. A proposta irá para a Câmara dos Deputados e, em breve, teremos novidades por aqui.

Ato O Direitos Já - Fórum pela Democracia realiza amanhã (26) o ato virtual "Em defesa da democracia, da vida e proteção social", com a participação de ex-presidentes da República, lideranças políticas de diversos partidos e espectros, além de artistas e intelectuais.

Formação O Instituto Alziras, em parceria com a Fundaçāo Konrad Adenauer e o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, está com inscrições abertas até o dia 28 de junho para o Curso de Formação de Candidatas a Prefeita e Vereadora.

Diversidade O GT de Gênero do Engajamundo realiza nos dias 26, 27 e 28 a campanha "A Parada não para", com debates e troca de ideias, em formato de lives e webinários, para falar sobre os direitos da população LGBTI+.