Ano começa com ataques à democracia, campanhas de mobilização e oportunidades

· Newsletter,Ed 123

Conteúdos #pelademocracia

Golpismo nos EUA No último dia 6 um protesto estimulado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, terminou com a invasão do Capitólio e cinco mortos, durante a certificação dos votos do colégio eleitoral ao presidente eleito Joe Biden. Em artigo, o professor de direito da FGV e membro da rede do Pacto, Thiago Amparo, analisa a relação desse episódio com as feridas históricas na democracia norte-americana.

Autoritarismo Reportagem da Ponte Jornalismo ajuda a entender quem são e o que defendem os grupos de extrema-direita que promoveram esse ataque à democracia durante a violenta invasão do Capitólio dos EUA, em Washington.

Trump e Bolsonaro Um dia após a invasão do Congresso americano, o presidente Jair Bolsonaro ameaçou repetir a mesma estratégia antidemocrática de Donald Trump no Brasil. Em entrevista, a doutora em ciência política Daniela Campello aborda as semelhanças entre os dois presidentes, que desqualificam o processo eleitoral e acusam fraudes sem apresentar provas.

Presidência do Senado No dia 1º de fevereiro serão realizadas as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de suas respectivas mesas diretoras. No caso do Senado, os dois nomes confirmados até agora na disputa são o do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apoiado pelo atual presidente da Casa Davi Alcolumbre (DEM-AP) e nome favorito do presidente da República, e o da senadora Simone Tebet (MDB-MS), após definição interna do MDB, que possui a maior bancada de senadores.

STF Reportagem ouviu representantes de organizações da sociedade civil, entre elas Instituto Igarapé, Coalizão Negra por Direitos e Transparência Internacional Brasil para entender quais serão as prioridades do Supremo Tribunal Federal nos julgamentos que vão ocorrer no primeiro semestre de 2021.

Desinformação Pesquisa realizadapor cientistas políticos das universidades da Carolina do Norte (EUA), Federal de Minas Gerais (UFMG) e Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o jornal Folha de S. Paulo e a consultoria Quaest aponta que a disseminação do jornalismo profissional reduz a influência das fake news.

Enem Reportagem apresenta as frentes de pressão e os argumentos defendidos para um novo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, em meio à pandemia de COVID-19 no país.

Novidades da rede do Pacto

Diário de Ataques Iniciativa do Pacto, a plataforma Diário de Ataques já registrou dois novos episódios em 2021. Além da ameaça do presidente Jair Bolsonaro, ao comentar a invasão no Congresso dos EUA (citada acima), um flagrante desrespeito à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa ocorreu através de ataques e censura digital contra a organização Repórter Brasil. Confira!

Neopopulismo A Fundação Konrad Adenauer publicou em seu site a versão digital do livro "Crise da Democracia Representativa e Neopopulismo no Brasil", de autoria dos professores José Álvaro Moisés e Francisco Weffort.

Clima A campanha #FlorestaSemCortes, apoiada por diversas organizações da rede do Pacto, está pressionando o Congresso pela garantia dos recursos necessários para combater o desmatamento e proteger os biomas brasileiros.

Meio ambiente Produzido pelo Greenpeace, a série de vídeos "Destroybras" apresenta os retrocessos do governo federal na agenda ambiental, atacando florestas, o clima global, a democracia, a população e economia do Brasil.

Educação Lançado pelo Todos pela Educação, o movimento Educação Já - Municípios oferece apoio aos 5568 prefeitos e prefeitas eleitos, com documentos, websérie e experiências inovadoras para auxiliar gestores e equipe educacional na execução de um plano para a educação de qualidade.

Oportunidades pela democracia

Edital O Projeto Saúde & Alegria está com um edital aberto até o dia 18 para a contratação de assistente social que tenha interesse em atuar nos programas de desenvolvimento comunitário nas áreas de saúde, educação, inclusão socioprodutiva e atendimento socioeducativo.

Bolsas A Escola de Dados está oferecendo 300 bolsas gratuitas, para pessoas que atuam em instituição pública ou da sociedade civil, que trabalham com publicação de dados, para o curso online "Publicadores de Dados: da gestão estratégica à abertura", um programa da Open Knowledge Brasil (OKBR) com inscrições abertas até o dia 29.
Vaga O Instituto Igarapé busca um(a) gerente de operações. O escritório da organização fica no Rio de Janeiro - RJ e durante a pandemia e/ou até dezembro de 2021 o trabalho será realizado remotamente. Inscrições até o dia 30.
Vaga 2 A Conectas Direitos Humanos busca um profissional para integrar a equipe de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais. O escritório da organização fica em São Paulo - SP, com trabalho remoto durante a pandemia. Inscrições até o dia 31.
Seleção Estão abertas até o dia 31 as inscrições para o Processo de Seleção Líderes RAPS 2021, voltado para lideranças políticas que exercem cargos eletivos.