2019, uma rede em ação e os desafios da democracia

· Newsletter,Ed 24

Novidades do Pacto

Reiniciamos com esta edição as novidades, artigos e notícias #PelaDemocracia. A rede de organizações do Pacto retomam já neste início de 2019 seus esforços pela defesa e revigoramento da nossa democracia e das garantias e conquistas expressas na constituição. Contamos com vocês, leitores e leitoras, para disseminar as notícias aqui presentes, apoiar as organizações da sociedade civil e participar ativamente da vida pública em todas frentes e esferas de ação.

Novidade dos Membros do Pacto

Mais de 60 organizações da sociedade civil, dentre elas 40 membros do Pacto, assinaram uma carta ao ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, se opondo à Medida Provisória que atribui ao órgão a responsabilidade de supervisionar e coordenar as organizações da sociedade civil e solicitando audiência para retificação da MP. O grupo aguarda uma reunião com o ministro nos próximos dias.

O Centro de Liderança Pública (CLP) está participando de um grupo estratégico do Governo Federal para discutir a gestão de pessoas no setor público a convite da Secretaria de Gestão e Desempenho Pessoal do Ministério da Economia.
Está aberto o processo seletivo do programa 'Ponte de Talentos', da Fundação Lemann, que vai apoiar pessoas negras, indígenas e de baixa renda a participarem do processo seletivo para cursar uma pós-graduação no exterior.
Os membros do Pacto: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Conectas, Instituto Sou da Paz, IDDD e outras organizações que compõe a Rede Justiça Criminal assinam manifesto pedindo que a posse de arma não seja flexibilizada no Brasil.
A Oxfam Brasil, Ibase, Inesc e o Instituto Pólis lançaram no final do ano passado o projeto Juventudes nas Cidades. É um guia de como a desigualdade afeta especificamente os jovens.
No próximo dia 23, a Rede Nossa São Paulo irá apresentar a pesquisa "Viver em São Paulo: Qualidade de Vida na Cidade". O levantamento é feito desde 2008.
O ITS Rio abre a Global Policy Fellowship 2019. Uma oportunidade única para pesquisadores estrangeiros aprofundarem conhecimentos sobre o contexto tecnológico brasileiro. Conhece alguém que possa se interessar?
O Instituto Ethos, junto com outras 12 organizações da sociedade civil, assina uma carta aberta contrária ao Ofício Circular nº 5 do Ministério do Meio Ambiente, que determinava o levantamento e suspensão de convênios e parcerias do Ministério com organismos do terceiro setor. Hoje o governo voltou atrás na determinação.
Pesquisadores do Instituto Update oferecerão formação sobre as pesquisas 'Emergência Política'. Em fevereiro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Artigos Pela Democracia

Um dos mais importantes indicadores de democracia no mundo atualizou seu ranking. O Democracy Index 2018, da The Economist, que vale ser lido com calma. Spoiler: Cultura Democrática segue sendo, nos últimos quatro anos, o pior indicador brasileiro.

Os professores de Harvard Steven Levitsky e Daniel Ziblatt escrevem no New York Times como líderes autoritários conseguem executar melhor os seus planos em crises, emergências e factóides que alimentam inimigos da nação.
A Poynter lista todas as melhores ações que combatem ou combateram desinformação no mundo. O Brasil tem bons casos, presentes no Mapa de Iniciativas por Eleições Melhores, como a coalizão midiática Comprova. E um alerta importante: o Instagram, que possui um bilhão de usuários, não oferece sistema de denúncia de fake news.