Mais de 70 organizações repudiam celebração do golpe de 64 e reafirmam defesa da vida

· Newsletter,Ed 134

Destaque

Celebração do golpe de 64 Em um contexto marcado por mais de 310 mil vidas perdidas durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, e na semana de uma inédita crise na relação entre Forças Armadas e governo Bolsonaro, a presidência da República e seus apoiadores celebraram o aniversário do golpe militar de 1964.    

Posicionamento conjunto da rede do Pacto pela Democracia, assinado por mais de 70 organizações da sociedade civil, reafirma o repúdio a qualquer tentativa de comemoração do autoritarismo e da morte, defendendo a proteção e a valorização da vida de todos os brasileiros. Ditadura não se comemora, democracia sim! Leia na íntegra compartilhe a publicação nas redes!

Conteúdos #pelademocracia

Forças Armadas Reportagem conversou com dois pesquisadores das relações civil-militares no Brasil para entender as mudanças da relação entre as Forças Armadas e a vida política no país, após a inédita saída dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica por divergências com o presidente Jair Bolsonaro. O episódio, ocorrido na véspera do aniversário do golpe militar de 1964, acuou o presidente, que buscou aumentar seus poderes através de um projeto apresentado por um deputado de sua base na Câmara.

Golpismo O professor da Universidade Federal de São Carlos e estudioso das Forças Armadas no Brasil, João Roberto Martins Filho, descarta uma ruptura institucional com participação das Forças Armadas, mas alerta para o incentivo que apoiadores do governo têm dado a motins de policiais militares nos estados. As motivações e eventuais tentativas de golpe por parte do presidente da República são analisadas em vídeo pelo jornalista Pedro Doria.
 

Liberdade de imprensa Relatório de direitos humanos produzido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos destaca os sucessivos ataques à liberdade de imprensa durante o governo Bolsonaro e as agressões contra jornalistas feitas por apoiadores do presidente. 
 

Sociedade civil Artigo da doutora em economia pela FEA-USP Cristina Pinotti aborda o papel da sociedade civil na construção de saídas para a crise que o Brasil atravessa.

Armamento O advogado e gerente de advocacy do Instituto Sou da Paz, Felippe Angeli, analisa as medidas apresentadas pelo presidente Jair Bolsonaro para aumentar o armamento da população e como o STF tem reagido a essas tentativas. Uma campanha está pressionando os presidentes do Supremo, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal a barrar os decretos presidenciais que facilitam o acesso a armas e munições no país. 
 

Vigilância Artigo de Giovanna Preti e Leonardo Santanna, ambos da Rede Justiça Criminal, alerta para o risco de projetos que tramitam no Congresso com o objetivo de criminalizar movimentos sociais e ativistas, limitando o espaço cívico e instituindo mecanismos de vigilância.
 

Violência política Na última quinta-feira (25), a vereadora Benny Briolly (PSOL-RJ), primeira vereadora transexual de Niterói (RJ), acusou o vereador Douglas Gomes (PTC-RJ), de agredi-la verbalmente durante sessão na Câmara Municipal. O episódio reforça a onda de violência política de gênero no país, que representa uma ameaça à democracia. 

Novidades da rede do Pacto

Debate Realizaremos hoje, às 18h, uma live em parceria com o  Observatório do Conhecimento sobre Liberdade de Expressão e Democracia. A conversa terá a participação de Miriam Leitão (Globo), Heloisa Starling (UFMG), Daniel Peres (UFBA), Tatiana Roque (UFRJ) e mediação de Elisa de Araújo (Coalizão Negra por Direitos) e será transmitido via Youtube e Facebook.

Posicionamento Nota pública daOxfam Brasil repudia a celebração do golpe militar de 1964 por setores da sociedade e pelo governo federal, além de reafirmar o compromisso com a democracia, os direitos humanos e a luta contra as desigualdades.

Direitos das mulheres Produzido pela Revista AzMina, o ranking do Elas no Congresso traz dados sobre a atuação dos parlamentares em defesa das pautas femininas no Legislativo nacional. Reportagem analisa os projetos relacionados aos direitos das mulheres durante  2019 e 2020.
 

Equidade de gênero Equidade, parceria do Instituto Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga com o Politize! e a Civicus, preparou uma série de conteúdos com textopodcast e vídeo abordando a equidade de gênero e os direitos das mulheres. 
 

Ódio nas redes O "Democracia Digital", projeto da FGV DAPP, publicou um estudo sobre discursos de ódio em ambientes digitais. Acesse na íntegra!
 

Segurança pública Campanha do Instituto Sou da Paz destaca a relação entre segurança pública e democracia e a necessidade de que ambas existam para todos.
 

Oportunidade no Pacto A secretaria-executiva do Pacto pela Democracia está com duas vagas abertas: Assessora de Articulação Sênior e Coordenadora de Comunicação. As inscrições vão até o dia 7 de abril e incentivamos especialmente candidaturas de mulheres negras (cis e trans).

Edital A Abong está selecionando uma empresa ou organização da sociedade civil para atuar em Processos de Formação para a sua a base asssociada  e para a estruturação da política de formação. Confira o edital completo.

Vagas A Purpose está buscando um/a profissional trainee para a área de marketing. A oportunidade é exclusiva para pessoas negras. Já o CLP - Liderança Pública está com uma vaga para a coordenação de sua rede de lideranças. As inscrições devem ser feitas até amanhã (02/04) enviando email para priscila.riquena@clp.org.br.